quarta-feira, 9 de maio de 2012

Queridos avós


Eles tiveram um papel importante na evolução humana...


Queridos avós


Estamos tão acostumados com a dedicação dos avós à criação dos netos, que é difícil imaginar que a maioria das espécies animais não contam com o amor e proteção destes seres. Mas é isso mesmo: os humanos são praticamente a única espécie a ter os avós envolvidos na vida dos netos. Por isso, pesquisadores suíços e australianos analisaram estudos do mundo todo tentando definir a importância dos avós e chegaram à conclusão de que eles tiveram papel fundamental no início da vida humana. Muitos desses estudos relacionavam as avós, em especial, com a sobrevivência da espécie.
 
A pesquisa pode ser encontrada na mais recente edição do  Psychological Science, uma publicação da  Association for Psychological Science, e diz que o apoio financeiro e prático dos avós ajudam a manter os mais novos saudáveis. Seu amor e disposição para escutar também ajudam crianças e adolescentes a passarem pelos períodos mais conflituosos de seu desenvolvimento, como a separação dos pais. Uma das hipóteses levantadas pela pesquisa é de que os avós podem oferecer seu apoio devido a uma preocupação futura com sua própria saúde e com quem zelará por ela.
 
O pesquisador David Coall, da Universidade do Oeste da Austrália, diz que o investimento de tempo e dinheiro que os avós dedicam a seus netos na sociedade contemporânea foi responsável por uma vantagem evolutiva à espécie humana. Assim, outra conclusão da pesquisa é de que a presença dos avós pode aumentar muito as chances de uma criança sobreviver durante sua infância. Os avós maternos têm papel fundamental nesse cuidado com os pequenos, seguidos pelos paternos.
 
Os avós também se beneficiam muito desse convívio com os netos, pois se mantêm fisicamente ativos, segundo o estudo, que deixa ainda o alerta de que passar tempo demais cuidando dos netos pode acabar cansando os mais velhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário