quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mais diferença de idade entre os irmãos

Mais diferença de idade entre os irmãos

Os anos de diferença podem afetar a capacidade de aprendizado dos pequenos...




Não ache que ter um filho inteligente depende apenas de fatores genéticos. Estudos mostram que o ambiente em que o pequeno se desenvolve influencia muito no aprendizado, principalmente quando há mais de uma criança na casa.

Foi por este motivo que pesquisadores da Universidade de Notre Dame analisaram a diferença de idade entre irmãos, e descobriram que aqueles que têm dois anos de diferença podem ter mais facilidade na hora de aprender matemática ou redação, por exemplo.

Os efeitos foram mais perceptíveis entre o primeiro e segundo filho, mas ainda estavam presentes entre os outros irmãos, em casos de famílias grandes.

O economista Kasey Buckley, que desenvolveu o estudo, afirma que “as conquistas acadêmicas estão conectadas ao tempo e recursos que os pais podem investir na criança antes dos irmãos chegarem”, segundo o site Daily Mail.

A publicação acadêmica Journal of Human Resources divulgou que os dois primeiros anos de vida da criança são os mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, e é nesta fase que os pais devem estar mais presentes.

Os especialistas sugerem ter outro filho dois anos depois, já que grande parte dos pequenos já freqüenta a escola nesta fase, deixando mais tempo livre para os pais.

Os efeitos foram mais evidentes nas famílias de baixa renda, já que aqueles com mais dinheiro poderiam gastar mais na educação dos pequenos e compensar esta falta de tempo dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário