quinta-feira, 3 de maio de 2012

Irmãos gêmeos: tratá-los como um só prejudica desenvolvimento


Psicólogas infantis dão dicas para lidar com gêmeos




Irmãos gêmeos são, naturalmente, mais ligados. O carinho e a conexão entre eles são pontos a favor, desde que os pais não os tratem como se fossem um só. “As semelhanças físicas são grandes, mas comportamento, temperamento e gostos tendem a ser diferentes e até opostos”, diz a psicóloga infantil Fernanda Spengler. Ela explica que vesti-los exatamente com a mesma roupa, dar brinquedos iguais de presente e levar os filhos para praticar o mesmo esporte pode ter consequências no seu desenvolvimento. 

“Tratá-los como se fossem a mesma pessoa pode ser bonitinho quando são crianças, mas com o passar dos anos, a atitude prejudicará a formação da identidade dos dois”, diz Fernanda. Ela também reforça que os irmãos não irão brigar por que ganharam presentes diferentes. "Na verdade, dificilmente eles gostarão exatamente dos mesmos brinquedos, sabores e roupas. O melhor é conhecer o gosto de cada um e, dentro do possível, perguntar o que cada um prefere", ressalta a psicóloga.



 

A psicóloga explica que, em algum momento, as crianças vão querer provar que são diferentes. “Eles podem se tornar agressivos ou extremamente tímidos e fechados. Certamente, farão de tudo para chamar a atenção dos pais para os seus próprios gostos e vontades”, diz Fernanda. 

Estudar na mesma turma da escola pode prejudicar socialização

A psicóloga infantil 
não aprova a permanência de irmãos gêmeos na mesma sala de aula. “Eles costumam ser muito ligados, o que pode fazer com que se fechem para o convívio com outras crianças”, explica. 
No caso de escolas do ensino fundamental com apenas uma turma para cada série, a psicóloga recomenda: “É preferível trocar um dos irmãos de escola ou mudar os dois para uma instituição de ensino em que haja duas ou mais turmas da mesma série”. 

Brigas podem ser reflexo da competição entre os irmãos

O excesso de brigas por pequenas coisas, como quem vai tomar banho primeiro, pode ser competência da competição entre os irmãos gêmeos. “Na maioria das vezes, os adultos estimulam essas brigas sem intenção. As crianças escutam os pais comparando suas habilidades e preferências e podem passar a travar uma guerra para provar que são melhores do que o irmão gêmeo na escola, no futebol ou em outra situação”, diz a Fabiana Menezes. 

Fernanda Spengler lembra que sempre é bom estimular a diferença entre gêmeos. “A mãe pode colocar três opções de roupas sobre a cama e pedir que a criança escolha qual delas deseja vestir, fazendo o mesmo com o irmão. Se nessa semana um deles está tomando banho primeiro, na próxima será o outro. São atitudes simples que ajudam a desenvolver a individualidade dos gêmeos”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário