segunda-feira, 23 de abril de 2012

Preocupações Paternas



Todos nós sabemos que as preocupações do mundo adulto podem tomar muito do nosso tempo, da nossa paciência e da nossa inspiração. Não é fácil escolher o quevamos contar para nossos filhos e o que vamos deixar em segredo – porque as crianças merecem saber porque estamos tensos e sérios, mas também não podem lidar com todas nuances desses sentimentos. A criança é o centro de seu próprio universo, entao se os pais estão irritados, ela vai pensar que a culpa é dela.

O idel mesmo era que existisse um interruptor, tipo esses de parede, que a gente pudesse ligar e desligar: MODO ADULTO ON / OFF, MODO BRINCADEIRA ON / OFF, MODO PAI PERFEITO ON / OFF. Ao sair de casa, ligue o MODO ADULTO: pode falar palavrão, pode reclamar em voz alta dos problemas do trabalho ou da sua sogra. Ao entrar em casa, MODO ADULTO OFF / MODO BRINCADEIRA ON: nada de papo cabeça sobre falta de dinheiro e preocupações com os hábitos irritantes das avós: apenas Lego, carrinhos, bonecas, aviões e histórias.


Mas não é assim. Ser Pai é equilibrar o sério com a brincadeira, a verdade sobre o mundo e aquilo que pode ser dito mais tarde, a necessidade de deixar seu filho descobrir as coisas sozinho e sair correndo para evitar que ele se machuque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário